O Enantato de Noretisterona + Valerato de Estradiol Cifarma 50mg/mL + 5mg/mL em 1 ampola é um contraceptivo hormonal injetável de depósito, indicado para a prevenção da gravidez. Desenvolvido para liberar lentamente seus componentes ativos – enantato de noretisterona (um progestágeno) e valerato de estradiol (um estrogênio) – este medicamento oferece proteção contraceptiva por aproximadamente um mês, quando utilizado corretamente e de forma contínua.
Indicações e Aplicações
Este contraceptivo hormonal combinado é indicado para mulheres que desejam prevenir a gravidez e para aquelas que necessitam de um método contraceptivo de longa duração, especialmente quando outras medidas (como dieta e métodos não hormonais) não são suficientes. É recomendado tanto para a prevenção primária quanto para a secundária de eventos cardiovasculares em pacientes com dislipidemia, além de ser uma opção para mulheres com hipercolesterolemia de transmissão genética, desde que a resposta a medidas não farmacológicas seja inadequada.
O início do tratamento deve ocorrer no primeiro dia do ciclo menstrual (primeiro dia de sangramento) quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior, ou conforme as orientações específicas ao trocar de outros métodos, como pílulas, anel vaginal ou adesivo transdérmico.
Mecanismo de Ação
O Enantato de Noretisterona + Valerato de Estradiol atua pela liberação lenta dos hormônios, que inibem a ovulação e alteram o muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides. Dessa forma, além de prevenir a liberação do óvulo, o medicamento também contribui para a espessamento do muco cervical, tornando-o menos permeável. Essa combinação eficaz reduz significativamente a possibilidade de gravidez quando administrada corretamente, com injeções mensais.
Contraindicações e Precauções
Este medicamento é contraindicado para mulheres que apresentem:
Hipersensibilidade à fosfomicina, ou a qualquer componente da fórmula.
Doença hepática ativa ou elevações persistentes das transaminases (mais de 3 vezes o limite superior da normalidade).
Histórico atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco ou derrame cerebral.
Condições associadas ao alto risco de formação de coágulos, enxaqueca com aura, diabetes mellitus com lesão vascular, ou doenças hormonais como câncer de mama ou dos órgãos genitais.
Sangramento vaginal inexplicado ou suspeita de gravidez. Além disso, o uso não é recomendado em mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento, e o medicamento deve ser utilizado com cautela por adolescentes e mulheres em idade fértil, sempre com o devido aconselhamento médico.
Modo de Uso
Preparação da Ampola:
Utilize as duas mãos para abrir a embalagem da ampola. Reserve a embalagem da seringa (papel grau cirúrgico) para auxiliar na abertura.
Faça a assepsia da ampola com álcool 70% e aguarde a secagem.
Segure a ampola com uma das mãos em uma posição aproximada de 45º para minimizar a entrada de partículas durante a abertura.
Quebre o gargalo da ampola utilizando a proteção disponível (por exemplo, a embalagem da seringa), envolvendo a parte superior com o dedo indicador e puxando com a ponta do polegar.
Preparo da Seringa:
Rosqueie a agulha (tipo 30x7, recomendada) no bico da seringa e retire o protetor da agulha.
Segure a ampola aberta com os dedos indicador e médio, introduza a agulha com cuidado e aspire todo o conteúdo, evitando que o canhão da agulha seja inserido na ampola.
Em posição vertical, agite suavemente a seringa para eliminar as bolhas de ar e ajuste o volume conforme necessário.
Administração:
O medicamento deve ser administrado por via intramuscular profunda, preferencialmente na região glútea ou, alternativamente, no braço (região deltoide).
A injeção deve ser aplicada de forma extremamente lenta e a solução deve ser injetada imediatamente após a sua preparação.
Siga rigorosamente as orientações médicas quanto à periodicidade: as injeções devem ser administradas em intervalos de 30 ± 3 dias (entre 27 e 33 dias). Se o intervalo for superior a 33 dias, recomenda-se o uso de um método contraceptivo adicional até nova avaliação médica.
Considerações Adicionais
Durante os primeiros meses de uso, pode ocorrer sangramento irregular, o qual geralmente se estabiliza após cerca de três ciclos. Caso o sangramento persista ou se intensifique, informe seu médico imediatamente.
Em situações de mudança de método contraceptivo ou em casos de aborto, parto ou pós-parto, siga as orientações específicas do seu médico para iniciar ou ajustar o tratamento com enantato de noretisterona + valerato de estradiol.
O Enantato de Noretisterona + Valerato de Estradiol Cifarma é um contraceptivo injetável de depósito que, quando utilizado conforme as orientações médicas, oferece alta eficácia na prevenção da gravidez. Sua ação prolongada, que permite uma injeção mensal, alia a conveniência e a segurança, contribuindo para o controle da natalidade de forma eficaz. É fundamental seguir todas as instruções para preparação e administração, bem como as orientações sobre intervalos de aplicação, para garantir a máxima eficácia e minimizar riscos.
Outras Informações
Registro MS: 1779400100023
Princípio ativo: VALERATO DE ESTRADIOL;ENANTATO DE NORETISTERONA
Nome do Fabricante: Cifarma.
ADVERTÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Procure um médico e o farmacêutico. Leia a bula.